Entrevista sobre Empréstimo – Detalhes

Nesta segunda-feira recebi uma ligação para agendar a entrevista para concessão do empréstimo com o Santander. Diferente da carta sobre a vistoria, nesta ligação eu mesmo pude escolher a data. Optei pela terça-feira, dia seguinte.

Recebi um e-mail com as instruções sobre a documentação que deve ser levada. (Clique aqui para baixar o arquivo)

No horário combinado cheguei à PDG (Paulista) e fui prontamente atendido pelo consultor Rafael. (estou cada vez mais convencido que a aquisição da Goldfarb pela PDG está fazendo o atendimento ao cliente melhorar a cada dia).

Na entrevista, foi perguntado:

– Minha renda bruta (em média)
– Se eu possuo algum outro financiamento em meu nome (valores e quantidade de parcelas)
– Se existe alguma restrição no meu nome (SPC, Serasa, etc.)

Após isso lhe entreguei todos os documentos solicitados no e-mail (já levei tudo preenchido para agilizar) e ele saiu da sala para realizar a primeira simulação do financiamento.

Na volta, trouxe um extrato com todo o meu saldo devedor com a PDG: parcela FGTS, parcela Repasse, parcelas semestrais e única (com vencimento em 2013 – data que sempre achei muito esquisita). Ele somou os valores e fez a simulação do financiamento com todos esses valores.

Eu imaginei que o financiamento fosse somente da parcela de repasse e que eu continuaria pagando as semestrais que faltavam normalmente nas datas já estipuladas, porém é possível colocar tudo isso no financiamento.
Detalhe: Isso é opcional. Se você possui um fluxo que permite o pagamento das semestrais fora do financiamento pode ser vantajoso, pois lembre-se que esses valores serão diluídos em vários anos, e com juros!

Pedi para ele subtrair da simulação o valor do FGTS pois para mim não faz sentido financiar isso já que quero utilizar esse valor que tenho guardado. Inclusive, o único documento que fiquei devendo foi um extrato atualizado do FGTS. Levei um daqueles comprovantes que Caixa envia via correio mas o consultor me pediu um extrato mais atualizado junto à Caixa.

A taxa que me foi ofertada foi de 9.5% a.a. e o produto “Parcelas Atualizáveis” (aquele em que o valor das parcelas caem gradualmente).

Dica: O Santander permite que você inclua no financiamento o valor do ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis – Em São Paulo, 2% do valor do imóvel) e despesas com cartório (geralmente 1%). Caso tenha interesse, pergunte ao consultor.

Em 48 horas eles entrarão em contato me avisando sobre a aprovação ou recusa do empréstimo. No caso de recusa eles darão um suporte para a procura de outro banco (preferencialmente Caixa que, segundo o Rafael, a PDG tem um bom relacionamento).

Após a aprovação, é necessário aguardar o Habite-se para efetivar realmente o contrato. Segundo o consultor, se tudo correr bem: 30 dias.

Comentei sobre a existência do nosso Blog e ele deu uma recomendação: Peça para todos lerem com atenção quais são os documentos/cópias que são necessários e levem todos. A maioria das pessoas esquecem uma coisa ou outra e acabam atrasando o processo.

Toda a minha entrevista durou cerca de 1h30m, agora são 48 horas de espera (dura espera rs).

Se tiverem alguma dúvida ou alguma coisa que não ficou muito clara, fiquem à vontade para perguntar.

Espero que tenha ajudado.

, , , , , , , ,

  1. #1 by Luciana on 18/05/2011 - 09:41

    Bom dia, Julio!
    Vc vai fazer o financiamento com o santander mesmo? Fiz uma simulação na caixa e os juros serão de 8,6%. Será que é possível reduzir os juros do Santander?
    Vale observar também o CET (custo efetivo total) do financiamento, pois além dos juros são inclusas as tarifas do banco + a parcela do seguro.
    Muito obrigada pelas dicas!!!

    • #2 by juliopsr on 18/05/2011 - 09:47

      Oi Luciana, bom dia!

      Não sei ainda. Ontem eu simulei Caixa também, mas cheguei num CET de 9.99% a.a. (Obs: Na planilha do Santander não havia o CET informado, apenas o “clique aqui para calcular”, num papel impresso rsrs)

      Talvez seja possível negociar algo, mas me parece que está bem equiparado com as outras instituições.

      • #3 by Alessandra on 18/05/2011 - 10:18

        Olá Júlio,
        Irei amanhã as 09h00 da PDG. Obrigada pelas informações.
        Pegandoum gancho no post da Luciana, tenho uma dúvida: essa taxa da Caixa não é de acordo com a renda? Pois qdo fiz uma pré-avaliação com os agentes da CEF, no Feirão da Goldfarb, me disseram que pela minha renda eu me enquadrava na “Carta de Crédito SBPE” e não na ´”Pró-Cotista-FGTS” (cuja taxa de juros é menor). Mas de qq, trocando em miúdos, acredito que não será um mal negócio fechar com o Santander, até pq já sou correntista. Bom, boa sorte a todos nós.

      • #4 by juliopsr on 18/05/2011 - 10:37

        Oi Alessandra, Não sei como é a política da Caixa não, a minha simulação foi a do site mesmo.

        Nessa altura do campeonato o que eu mais quero é fechar ALGUM financiamento e tirar essa preocupação das costas. rs

      • #5 by Alessandra on 18/05/2011 - 10:55

        Olha, Júlio, sinceramente: EU TAMBÉM!! A essa altura quero o que for mais rápido e mais fácil. O meu contrato de locação já venceu, e daqui há pouco o meu “senhorio” me aperta…A hora que pegar as chaves, mudo até no cimento…rsrsrs

      • #6 by juliopsr on 18/05/2011 - 11:05

        O meu também venceu. Mas tive sorte: Vou manter o mesmo contrato e somente avisar um mês antes de sair. Ótimo negócio!

      • #7 by André on 27/06/2011 - 14:23

        Boa Tarde,

        Julio,

        Você sabe me informar se o santander inclui no financiamento as taxas como itbi e demais despesas?, pois a consultora que nos atendeu , disse que iriamos gastar na faixa de 9.000,00 reais com estas despesas, e que o santander não disponibiliza para ninguem este valor junto ao financiamento, que teriamos que pagar do nosso bolso.

        Obrigado

        André

    • #8 by Luciana on 24/05/2011 - 00:32

      Pessoal,
      Para quem ainda não viu, o portal do cliente no site da PDG está com um novo formato.. O extrato financeiro aparece de uma forma diferente, álém de ter um manual… Interessante!

      Abs,
      Luciana e Daniel

    • #9 by Fabiana e Leonrdo on 24/05/2011 - 15:36

      Boa Tarde Galera!
      Bom, nossa entrevista com a Construtora aconteceu no último sábado dia 21/05/11. Basicamente as mesmas informações. Quem nos atendeu foi a Michele. Esclareceu todas as nossas dúvidas e disse também que até o final de semana entraria em contato conosco passando uma posição sobre a liberação de crédito. Estamos ansiosos!! Agora, lendo os comentários acima, fiquei feliz por saber que já estão arrumando play, que já colocaram o portão…há uns 2 ou 3 finais de semana atrás não estava assim. Nossa vistoria será dia 06/06 as 14hs. Quem for primeiro, já vai postando aqui e nos mantendo informados. Fabiana e Leonardo

    • #10 by jusci aguiar on 27/05/2011 - 12:30

      Boa noite vizinhos.
      gostaria de saber mais ou menos qual a renda que tenho q comprova pra finacia 100.000 R$
      pois e mais o menos este valor qeu vou fazer .
      estou muito curiosa minha entrevista e dia 03-06 recebe o e-mail agora atarde.
      estou muito feliz e ao mesmo tempo anciosa, não vejo a hora de recebe minha chaves.
      um abraço a todos e boa sorte a nos. vamos la com muita fe em DEUS.

    • #11 by juliopsr on 27/06/2011 - 19:51

      André, fiz meu financiamento pelo Santander, direto com a PDG. Me foi aprovado R$ 8.700 para despesas com ITBI, Cartório, etc. Mas tive que pedir na entrevista…

  2. #12 by Julio on 18/05/2011 - 15:23

    Boa Tarde a Todos !!!

    Fui La PDG hoje de manhã… para a tal entrevista de financiamento, quem me atendeu foi a Debora, e realmente como citou o Julio o atendimento parece ter melhorado, vamos aguardar, até agora esta tudo muito bom, mas….. isso me preocupa… rsrsrs

    Primeiro questionei o Habite-se, ela confirmou que esta previsto para o final de Junho (a assinatura do contrato também) disse que o financiamento feito através do Santander não fica atrelado a liberação do habite-se (atenção para quem pretende fazer fora, caixa etc…) ou seja, o repasse é efetuado e o financiamento concluído sem habite-se.

    Legal a inclusão das despesas de ITBI e Registro, algo em torno de 3% à 4% (o que fui informado, ), pois nesse momento não é nada agradável tais despesas, questionei sobre quais despesas teríamos, além das duas anteriores, fui informado que mais R$ 600.00 de consultoria PDG (na montagem da pasta e conclusão do financiamento) e algo em torno de R$ 300.00 de avaliação.

    Taxa de financiamento em 9.5 (Atenção que não é o CET).

    Ponto que me chamou a atenção foi a analise, o Julio foi informado de 48 hs ela me disse que alto em torno de 15 dias, seria interessante que todos fizessem perguntas, como são consultores diferentes as respostas nem sempre são as mesmas….

    Tempo da entrevista, algo em torno de 1h00m / 1h30m

    Próximos Passos :

    A documentação é encaminhada para um departamento para conferencia da documentação; (3 dias)
    Enviada ao Banco para analise de crédito (15 dias)
    Volta do banco, se aprovado seremos contatados para confirmação dos valores;
    Volta para o banco para emissão do Contrato;
    Assinatura do Contrato; (teoricamente será junto com o habite-se, final de junho) Nesse momento “ganhamos” três boletos com vencimento em 3 dias úteis, um com as despesas de ITBI e Cartório outro com a consultoria R$ 600,00 outro com a avaliação R$ 300.00
    Contrato assinado, vai para registro, após o registro (+ ou – 5 dias) é liberado, se financiado as despesas de ITBI e Cartorio.
    Após 10 dias da assinatura do contrato, se a obra já tiver o habite-se as chaves serão entregues.

    – Esqueci de perguntar sobre a reunião e instalação de condomínio, caso queriam completar as informações acima questionem no momento da entrevista de vc’s !

    Lembrando que estes prazos são considerados “no melhor dos mundos” e foram informados pela consultora, que sinceramente não levo muito a sério, pois cada consultor tem uma diz uma coisa. rsrs

    Qualquer duvida estamos ai !!!!

    Próximo passo : Aguardar agora a vistoria daqui uma semana….. vou tentar tirar umas fotos…..

    Abs e boa sorte a todos

    • #13 by Luciana on 18/05/2011 - 17:48

      Acredito que essas duas taxas são abusivas, não são?? Não me lembro de ter no contrato essas cobranças: R$ 600.00 de consultoria PDG (na montagem da pasta e conclusão do financiamento) e algo de R$ 300.00 de avaliação… Obrigada pela informação… Acho um absurdo R$ 600 para montar pasta, rsrsrs.. Deixa que eu monto, rsrsrs

      • #14 by Julio on 18/05/2011 - 18:48

        O Problema de vc montar a pasta (se já correntista do Santander a sua gerente monta) é que o processo pode demorar mais, além de ter que “correr” atrás de tudo….

      • #15 by Angela V Nadur on 27/05/2011 - 12:43

        Eu também acho abusiva essas taxas.
        Sou correntista do Santander. Posso então pedir a eles que façam?
        Minha entrevista é sábado agora dia 28/05

  3. #16 by Eric Mori on 18/05/2011 - 18:37

    Ola Vizinhos, boa noite!

    Referente à dúvida do Julio sobre a parcela única de 2013, pelo que eu pude me informar, eles fazem essa parcela justamente para poderem cobrar o INCC no valor do empreendimento.

    Eu tenho uma dúvida, gostaria de saber se eu posso recusar a assinatura nesse momento para analisar e pensar se será a melhor forma e taxa desses juros?

    Abracos a todos!

    • #17 by Julio on 18/05/2011 - 18:46

      Eric,
      Acho que sim, mas vale lembrar que o seu saldo devedor esta sendo corrigodo pelo INCC-DI ou até mesmo 12 % aa tabela price, conforme consta no contrato….. para parcelas vencidas em 30/04/2005

  4. #18 by Alessandra on 20/05/2011 - 11:41

    Olá vizinhos,
    Estive na PDG ontem pela manhã para a entrevista de financiamento. Foi basicamente da forma como foi postado pelos colegas anteriormente. As informações que me foram passadas são as seguintes: A documentação iria para o Santander mas o contrato em si só seria assinado após o Habite-se (previsto para junho – provavelmente final de junho). As chaves só poderão ser entregues após a realização da Assembléia para a Instalação de Condomínio (que deverá ser instalada após a saída do Habite-se). Se o cronograma for cumprido (como até agora acredito que tem sido) seremos convocados para a Assembléia no começo de julho. Aí ficará faltando o procede de Individualização das Matrículas/Unidades (isso não impede a entrega das chaves, mas impede o financiamento com outro banco que não seja o Santander – e a previsão de individualização é de ATÉ 5 meses). A minha expectativa é a de que peguemos as chaves ATÉ o final de julho (sim, eu sou muito otimista!).

    Boa sorte a todos!

    • #19 by Luciana on 20/05/2011 - 14:00

      Vizinha, eu tb sou otimista!!! Pensamento positivo!!😉

  5. #20 by Dfaria on 23/05/2011 - 15:33

    Minha entrevista p/ 28-05, estou tomando como base no Supreme Residencial ao lado do nosso ( a previsão de entr. era p/ março) provavelmente deve sair no final desse mês, portanto entre a última semana de julho e a primeira semana de agosto deve sair as sonhadas chaves).

  6. #21 by Alessandra on 23/05/2011 - 15:47

    VIZINHOS,
    Visitei nosso prédio no sábado. Claro que nao pude entrar, mas a obra está muito adiantada. Já cimentaram a calçada, já colocaram o Playground (casinha de madeira, escorregador), já cobriram a quadra com rede, já tiraram bastante entulho, e aparentemente a garagem já está OK tb. Tem um segurança uniformizado na guarita. Conversei com um rapaz da obra e ele disse que estão trabalhando em cima de prazo, e que tem que ficar pronto até o final desse mes. Só fiquei chateada pq eram 14h00 e já não tinha mais sol na piscina….É, a pele agradece….somente sol da manhã…..Não vejo a hora de alguem postar notícias da vistoria. A minha ´tá longe…dia 30. Bjs.

    • #22 by Luciana on 24/05/2011 - 00:24

      Eu tb passei lá no domigo.. Tá super bonitinho!! rsrs.. Colocaram o portão da garagem, inclusive achei que seria murro até o portão da garagem, mas não… vai ser grade… Estão terminando a guarita… acredito que em breve vão começar o paisagismo… Também estão construindo umas casas super bonitas, um pouco mais para cima da nossa calçada.. Acho que isso valoriza o nosso prédio… Agora só falta reformar o jegue´s bar, hahaha…
      Abs,
      Luciana e Daniel

  7. #23 by Tatiana on 24/05/2011 - 10:44

    Olá Vizinhos! Eu e meu namorado também visitamos o nosso prédio no sábado mas estava escuro e não conseguimos ver muitos detalhes a não ser a calçada cimentada, a guarita e a garagem que realmente está mais “organizada”, sem entulho. Foi muito bom ler mais detalhes no comentário da Alessandra. Obrigada vizinha pelas novidades! Agora vamos esperar notícias da vistoria… A minha será no próximo dia 27! Estou muito ansiosa! Então até mais!
    Tatiana/Eric

  8. #24 by Wilson on 25/05/2011 - 14:31

    E aí vizinhos, será que já começaram ás vistorias? Alguém já tem alguma informação ou já efetuaram á mesma? A minha está marcada para o dia 02/06, estou numa ansiedade grande. Caso alguém já tenha feito, seria interessante postar para servir de guia para os próximos.
    Abcs,

    • #25 by juliopsr on 25/05/2011 - 22:26

      Wilson, a minha é amanhã! Com certeza vou postar algo.
      Já tive a oportunidade de ver outros empreendimentos prontos da Goldfarb e estou me preparando para encontrar um acabamento mal-acabado….

  9. #26 by Julio on 26/05/2011 - 13:55

    Boa Tarde !!!

    Ontem fui até lá efetuar a minha vistoria, chegamos e fomos recepcionados pelo Danilo que nos guiou até o apartamento, (o hall da torre 1 é gigante, acho que não precisava de tanto, mas…) chegando lá, a primeira impressão é que não vai caber nada, rs, mas logo você se acostuma com o ambiente, quanto ao acabamento, achei bom, as únicas criticas ficam por conta de um cano no vaso sanitário que fica aparente, achei muito feio e mal acabado, poderiam escondê-lo, mas enfim, o tal shaft que também não me agrada nenhum pouco, no mais é isso, sem muitos detalhes, ah, minha cozinha é americana, achei o balcão muito pequeno, falei como o Danilo e ele disse que podia aumentar, mas enfim, para confirmar temos que esperar a planta estrutural que vai ser entregue junto com as chaves….

    Boa Sorte a Todos….

    • #27 by Julio on 26/05/2011 - 13:56

      Acho que postei no lugar errado…. Julio, depois apaga, vou postar no tópico correto ….. rs

  10. #28 by Ricardinho on 26/05/2011 - 14:12

    Boa tarde a todos, fiz minha vistoria hoje as 9:00 da manhã. Meu apê é de 3 dormitórios o 51 da Torre 1, sinceramente pelos acabamentos que tenho visto da GoldFarb por ai me surpreendi, está tudo bem feito e acabado, tirando alguns detalhes basicos, como a cozinha americana que achei pequena e estreita mas isso se resolve quebrando a parede mais um pouco e colocando uma pedra maior e mais larga. Já que a pedra veio de brinde mesmo e eu nem achei que ela viria. Detalhe tambem para o Shaft do banheiro social que sinceramente é ridículo mas pode ser modificado posteriormente, ( assim que sobrar uma grana rsrs ). Com relação a algumas paredes me informei com o engenheiro que me acompanhou e ele me mostrou a planta estrutural do imóvel e pelo que consta algumas paredes podem ser mexidas, são elas:
    – Parede da suite principal para o quarto lateral e as envolventes do banheiro da suite.
    – Parede da sala para o quarto o que tornaria a sala estendida.
    – Parede da cozinha para a sala.

    Bom gente quem tem a idéia de fazer alguma modificação como eu tenho são essas as paredes que podem ser mexidas.

    Abraços a todos

  11. #29 by juscilene aguiar on 26/05/2011 - 19:19

    Boa noite vizinhos.
    gostaria de saber mais ou menos qual a renda que tenho q comprova pra finacia 100.000 R$
    pois e mais o menos este valor qeu vou fazer .
    estou muito curiosa minha entrevista e dia 03-06 recebe o e-mail agora atarde.
    estou muito feliz e ao mesmo tempo anciosa, não vejo a hora de recebe minha chaves.
    um abraço a todos e boa sorte a nos. vamos la com muita fe em DEUS.

    • #30 by Dfaria on 30/05/2011 - 09:08

      Bom dia,
      Fiz a minha entrevista sobre o financiamento ocorreu como os amigos disseram anteriormente, a respeito dos valores, utiliza o link abaixo pq as minhas parcelas ficaram bem proximas ao do simulador.

      http://www.santander.com.br/portal/wps/script/templates/GCMRequest.do?page=5516

      A respeito da liberação está entre a última semana de julho e a primeira de agosto,

      abraço a todos

      Daniel e Liliane.

  12. #31 by salimar on 30/05/2011 - 23:04

    Olá vizinhos gostaria de saber se a entrevista é um bicho de sete cabeças e gostaria de saber se alguem ja recebeu a resposta de aprovação de financiamento.
    fico no aguardo.ate mais…

    • #32 by juliopsr on 30/05/2011 - 23:46

      Não e não. 😦

    • #33 by Luciana on 31/05/2011 - 00:11

      Boa noite, vizinhos

      Eu tb tive essa impressão, pq tem um monte de detalhes… Me disseram que a Caixa é bem melhor. Vizinha, acho interessante vc fazer cotação em outros bancos. Só fiquei um pouco preocupada, qdo me disseram lá na PDG que se caso eu queira fazer o financiamento com a Caixa, pode demorar de 3 a 4 meses para pegar as chaves. Será que isso é verdade?
      Outra coisa, se for o primeiro imovel, vc tem um desconto de 50% no valor do registro (aquele que dizem ser 1% do valor do imóvel) Pelo que eu vi na tabela do cartório, o nosso registro será em torno de R$ 1500,00. Daqui a pouco é a minha vistoria às 09h, estou super ansiosa!!
      Abs.
      Luciana & Daniel

      • #34 by Luciana on 31/05/2011 - 00:47

        Outra coisa, vc pode embutir as despesas do ITBI e registro no financimaneto… Só que funciona assim, eles vão emitir os boletos do ITBI e registro após o habite-se (se não me engano)… Só que vc tem que ter o $$ para pagar essas despesas e se vc optou colocar no financiamento será reembolsado depois de 3 meses…. Eu achei que não vale a pena fazer isso, pq vc vai embutir essas despesas no financiamento que será diluido por 20 ou 30 anos dependendo do financiamento. O juros por esse valor do imposto e registro é muito mais alto do que fazer um emprestimo consignado por um periodo bem menor… Se alguem tiver uma opinião diferente, por favor, fique à vontade para comentar.

  13. #35 by Fabiana e Leonrdo on 31/05/2011 - 10:48

    Bom dia gentee!!
    Olhando pelo vídeo postado pelos nossos vizinhos pude perceber que realmente falta pouco e logo mais sairemos do mundo virtual para o atual. Nossa vistoria será dia 06/06 as 14hs. Estamos ansiosos!

    • #36 by Dfaria on 31/05/2011 - 13:52

      Boa tarde!

      Minha esposa irá amanha fazer a vistoria, vou pedir para ela tirar algumas fotos, estou orando por todos!!

      Obs: Tem uma promoção boa de aquecedor na LEROY MERLIN, vale a pena dar uma olhada!

      abraços

      Daniel e Liliane

  14. #37 by Melissa on 05/06/2011 - 09:42

    ALERTA aos interessados em adquirir/recentemente adquiriram um imovel com a PDG (Goldfarb). Favor exigirem o contrato assinado o mais rapido possivel. Pois como nao entregam o contrato em maos, na hora da compra, e mesmo ligando e solicitando por varias vezes, o nosso contrato nao nos foi entregue. Sendo assim apos 2 anos, no periodo de entrega do nosso apartamento (Residencial Plenitude) em Sao Paulo, SP, descobrimos que ele foi vendido para outra pessoa apos 17 dias que efetivamos o pagamento de 50% a vista do imovel. Comparecemos a PDG 2 vezes procurando uma solucao para este erro absurdo deles. O Rafael Souza nos deu um prazo para nos ligar 2 vezes e nao cumpriu nenhuma. A imprudencia desta empresa e algo que exige olho aberto de todos que querem ou pensem em negocial com eles.

  15. #38 by Camila on 06/06/2011 - 20:25

    Olá pessoal,

    Tbm serei vizinha ou não de vocês (talvez eu alugue rs) …
    Adorei essa troca de idéias … mas algo me preocupou … o fato de não usarmos o Santander para o financiamento demorará muito tempo pra pegar a matrícula individualizada, acho um absurdo, aqui li 5 meses, porém me disseram que o prazo é de 2 meses …. alguém tem alguma outra informação?

    No meu caso usarei uma carta de consórcio, é o mesmo que outro banco … só aceita matricula individualizada.

    Com relação ao desconto no cartório é bem interessante, podemos ter até 50% de desconto no primeiro imóvel, para isso precisamos ter uma declaração de que não possuímos imóvel para apresentar na entrada dos documentos no cartório.

    O grande problema disso tudo é correr o juros do IGP-M esse tempo todo!

    Abraço

    Camila

Deixe uma Resposta

